Quando se trata de escolher a paleta de cores para um projeto de decoração, a tarefa requer uma atenção minuciosa. Essa decisão não apenas influencia a estética do espaço, mas também evoca emoções e sensações que podem afetar o humor, o descanso e a harmonia dos ocupantes. O dilema surge quando se considera a ousadia de incorporar o preto na decoração, um desafio que muitos evitam devido ao receio de criar ambientes sombrios e desatualizados.
No entanto, Priscila e Bernardo Tressino, talentosos arquitetos do escritório PB Arquitetura, defendem que o preto é uma das cores mais versáteis disponíveis para a arquitetura de interiores.
LEIA TAMBÉM: Cabeceira de cama: Elegância, Conforto e Praticidade
Quando empregado com maestria, o preto se torna uma ferramenta ousada e elegante para adicionar profundidade, contraste e sofisticação aos ambientes.
O preto é um coringa entre os tons neutros e atende todos os estilos de décor, do clássico ao rústico, e sua presença indica imponência. Com ele, é possível explorar diferentes abordagens até encontrar a combinação que melhor reflete a personalidade do morador”, explicam Priscila e Bernardo.
Na psicologia das cores, o preto ostenta poder, associando-se à elegância, distinção, renome, influência, atemporalidade, atratividade, mistério e credibilidade. Desde o início, o preto revela sua capacidade de elevar um ambiente quando combinado com outras cores. A mistura com tons quentes e frios resulta em visuais atraentes e envolventes, uma experiência sensorial que vai além da simples estética.
Embora cores frias normalmente dominem ambientes tranquilos e relaxantes, quando o objetivo é criar um espaço acolhedor e íntimo, os profissionais sugerem a adição de cores mais quentes.
É possível combinar o preto com outras cores vibrantes, como vermelho e amarelo, entregando vivacidade e luz. Cores neutras e pastel resultam em um ambiente mais leve e suave, enquanto a cartela fria, que incorpora o verde e o azul, adiciona serenidade e tranquilidade”, detalha Priscila, destacando a versatilidade dessa cor única.
Para os arquitetos do PB Arquitetura, trabalhar com gradientes de preto demanda equilíbrio e proporção. “Buscamos sempre balancear todos os elementos do décor e, no momento do estudo de viabilidade, elaboramos um painel de inspirações e referências que nos ajudam a definir onde o preto se encaixa melhor”, observa Bernardo. Os diversos tons de preto desempenham o papel de elo que une e enriquece as demais cores, resultando em um aumento da elegância e profundidade da composição como um todo.
LEIA TAMBÉM: Dicas de iluminação: especial dormitórios
“A dica é inserir o preto nos detalhes menores como a base dos móveis, molduras ou objetos decorativos. Em nossos projetos, gostamos de gerar pontos de destaque com acessórios coloridos”, compartilham os arquitetos. Se a intenção é alcançar uma atmosfera mais criativa e descontraída, eles recomendam a aplicação de cores neutras nas paletas de branco e cinza, que conferem ambientes elegantes e minimalistas, sem perder a autenticidade.
Não tenha medo de ousar
O preto é frequentemente associado ao minimalismo e ao design moderno, mas seu uso na pintura de paredes e na escolha de móveis monocromáticos ou revestidos em tons escuros é uma declaração audaciosa por si só. Priscila e Bernardo sugerem explorar diferentes variações de preto, como o fosco, metálico, azulado, grafite, carvão ou até mesmo uma abordagem mais sutil.
Buscar os diferentes matizes ajudam a quebrar um pouco da regra de sempre misturar o preto com outras cores. Fica excelente uma fusão entre o intenso e o mais suave, assim como os tipos de acabamento como o fosco, brilhante, acetinado ou metálico”, enfatiza Bernardo.
LEIA TAMBÉM: A estética do cimento queimado na arquitetura de interiores
Nessa alquimia criativa, também é possível incorporar materiais como madeira e couro escuro, metal preto e estampas com listras e padrões geométricos, adicionando camadas de textura e riqueza visual à decoração.
Erros a evitar ao utilizar preto na decoração
Entretanto, vale lembrar que a escolha do preto como protagonista requer uma abordagem sensata à iluminação. A ausência de uma iluminação adequada é um erro comum que pode comprometer a atmosfera do ambiente. Priscila e Bernardo compartilham algumas dicas para evitar esse equívoco:
- Valorize a iluminação natural proveniente de portas e janelas;
- Posicione estrategicamente espelhos ou superfícies refletoras para amplificar a luz;
- Utilize spots ou pontos de luz direcionada para criar pontos de destaque;
- Considere a instalação de dimmers para ajustar a intensidade da luz conforme a necessidade;
- Escolha luminárias e abajures que complementem o espaço, proporcionando a iluminação adequada para cada situação.
Portanto, ao explorar o preto na decoração, não tenha medo de ousar. Ele é muito mais do que apenas uma cor escura; é uma ferramenta versátil que, quando utilizada com habilidade, pode transformar seus ambientes em espaços de elegância e sofisticação atemporais. Deixe o preto contar sua história na sua decoração e veja como ele pode elevar o estilo e a personalidade de qualquer ambiente.
Sobre a PB Arquitetura
O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.
Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.
Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.
PB Arquitetura
End. Alameda Caulim, 115 sala 710 – Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731
Instagram: @pbarquiteturanoinsta
Site: www.pbarquitetura.com.br
E-mail: [email protected]