No coração de São Paulo, em um luxuoso apartamento de quase 500 metros quadrados situado na zona sul da cidade, reside um verdadeiro paraíso para aqueles que apreciam receber visitantes. Quando a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, foi convidada para realizar uma reforma espetacular neste espaço, sua missão era clara: ampliar e integrar as áreas sociais com a varanda, proporcionando um ambiente de circulação generosa e conforto inigualável tanto para os moradores quanto para os convidados. Prepare-se para adentrar um mundo de sofisticação, onde cada detalhe foi meticulosamente planejado para encantar e cativar.
A sofisticação do Living que encanta
A integração harmoniosa de ambientes é sempre um elemento de boas-vindas, desde que seja realizada com um planejamento minucioso. Neste apartamento, Patricia Penna conseguiu unificar toda a área social de forma aconchegante e ainda criou um espaço curinga, como é o caso da sala de jantar, que promove uma transição suave entre o living e a área gourmet. Isso tudo, é claro, acompanhado de uma vista deslumbrante da varanda, que após a reformulação, tornou-se uma extensão do interior do imóvel.
LEIA TAMBÉM: Preto na decoração: como equilibrar a cor nos projetos
Ao adentrar o living, dois sofás de encosto baixo recepcionam os visitantes. Com requintado acabamento em linho, eles são acompanhados por dois bancos charmosos, revestidos com um tato suave de veludo de algodão. No centro, imponentes mesas de centro em mármore complementam o cenário, enquanto duas pequenas mesas metálicas oferecem o local perfeito para acomodar bandejas e copos.
A pedido dos clientes, o home theater foi inserido no próprio living, delimitado apenas por sofás e um aparador. Localizado em uma das extremidades, um majestoso painel em lâmina natural de madeira rouba a cena, juntamente com o mobiliário inferior. Na área que envolve a TV, um segundo painel, revestido em couro natural, adiciona um toque de elegância.
A Sala de Jantar que une os espaços
Uma das preocupações na proposta de integração dos ambientes era garantir alguma privacidade entre a sala de jantar/gourmet e o living, quando necessário. Para solucionar essa questão, portas de correr foram instaladas no amplo vão que separa os ambientes. Quando fechadas, essas portas se tornam praticamente invisíveis, escondidas atrás dos painéis do living. Patricia destaca: “A privacidade ou a abertura ficam a critério da ocasião”, enfatizando a versatilidade desse recurso, que se tornou um dos pontos marcantes do projeto. Assim, seja com as portas abertas ou fechadas, as generosas folhas de madeira possibilitam diferentes usos para os ambientes, com maior ou menor grau de privacidade. O acabamento em lâmina natural de madeira e o sistema de suspensão, sem interferência no piso, garantem uma integração completa, tanto visual quanto física.
A mesa de dez lugares é, intencionalmente, a protagonista da sala de jantar”, destaca a arquiteta.
O ambiente, com tons neutros, ora se abre para o living, ora se isola dele, oferecendo um generoso espaço de armazenamento, incluindo um imponente louceiro habilmente camuflado atrás de um dos painéis de acabamento das paredes. Nesse contexto, surge uma peça-chave na transição entre a sala de jantar e a área gourmet: a adega climatizada. Com seu acabamento em lâmina natural de madeira ebanizada, ela se destaca entre a marcenaria geral do ambiente, que ostenta tons mais claros.
LEIA TAMBÉM: Vila Galé abre hotel à beira-mar em Isla Canela, Espanha
Patricia ressalta a importância de escolher empresas especializadas e confiáveis para a criação de adegas climatizadas, garantindo um resultado impecável. A adega, com capacidade para 200 garrafas, dispõe ainda de um charmoso nicho para bandejas e, nos armários, uma variedade de copos e taças para todas as ocasiões.
O aparador, discretamente posicionado entre a sala de jantar e a área gourmet, serve como apoio para o cantinho do café, acomoda vasos com arranjos florais e exibe obras de arte, além de cumprir seu papel tradicional durante as refeições. Portas e gavetas foram cuidadosamente elaboradas em lâmina natural de madeira com acabamento brilhante, enquanto o tampo foi confeccionado em “Silestone – Unsui”.
A Área Gourmet planejada e espaçosa
Com a integração das áreas, a cozinha gourmet deste apartamento foi expandida, ocupando o espaço que originalmente pertencia à varanda. Anexada à sala de jantar e também acessível pelo living, essa área notável oferece uma cozinha completa, uma churrasqueira e uma mesa de apoio, perfeita para refeições informais. Para a decoração deste ambiente, tons terrosos compõem a paleta de cores, harmonizando-se com a marcenaria inteligente e otimizada. A península, mesas, cadeiras e os painéis que revestem as paredes brincam com a composição das cores terrosas, conferindo um ambiente acolhedor à área gastronômica.
LEIA TAMBÉM: Motivos para Investir em Imóveis de Alto Padrão
Na cozinha gourmet, o layout em formato de “U” torna a vida dos chefs de plantão mais fácil, permitindo um deslocamento eficiente entre as atividades. As bancadas em “Silestone – Unsui” harmonizam-se perfeitamente com a marcenaria em tons semelhantes, complementando com pinceladas de madeira.
A varanda integrada e suas possibilidades
Dois espaços se destacam neste processo de integração: a varanda gourmet, que se estende a partir da cozinha, e uma área de estar privativa adjacente ao living. Descubra mais sobre essas soluções de aproveitamento da varanda e permita-se inspirar:
Sobre Patricia Penna
No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patricia Penna é destaque de mostra de decoração no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas: residenciais, corporativas e institucionais.
Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.
Patricia Penna Arquitetura & Design
Alameda Santos, 2326 – São Paulo
(11) 99792-0208
Site: patriciapenna.arq.br
ig: @patricia_penna_arquitetura