Cuidados na hora de comprar um imóvel novo

Cuidados na hora de comprar um imóvel novo
Foto:

Ter cuidados ao comprar um imóvel novo pode nos livrar de muitas dores de cabeça. Por isso, vamos mostrar a seguir, que cuidados são esses e como devemos proceder para não cair em armadilhas, sendo que o primeiro passo é confiar na credibilidade da construtora.

Dicas para comprar um imóvel novo com segurança

Todo mundo um dia na vida, já sonhou em ter um imóvel novo ou trocar o antigo por um mais novo. Mas, para que este sonho não se torne em um pesadelo, alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir, como proceder na hora de comprar o imóvel.

LEIA TAMBÉM: Como utilizar obras de arte na decoração?

Pesquise sobre a credibilidade da construtora

Não há como o imóvel ser dos sonhos, se a construtora não apresentar um trabalho competente. Por isso, antes de assinar um contrato, verifique se a construtora possui um CNPJ válido, e se está em dia com a legislação brasileira, etc.

É importante checar sobre recomendações, em sites como o Reclame Aqui e o Procon podemos ver abertamente, se a construtora possui muita reclamação ou não.  Devemos investigar também sua situação fiscal e contábil.

Saiba escolher o imóvel

Para evitar transtornos, cabe ao comprador do imóvel analisar se as condições do mesmo são viáveis para uso. Neste caso, é recomendável que, o futuro proprietário do imóvel faça uma sondagem ao redor da vizinhança, em horários diferentes.

Verifique se há existência de bares na região, ou se há muitas casas noturnas, se a pessoa preferir o agito não terá problemas, mas se gostar mais de sossego é melhor pesquisar em um ambiente mais residencial.

Analise a documentação do imóvel

A documentação a ser apresentada irá depender do tipo do imóvel, por padrão as construtoras devem apresentar os seguintes documentos aos clientes:

  • Cópias do CNPJ;
  • Contrato social;
  • Registro da Junta Comercial;
  • Certidões Negativas da Justiça;
  • Certidões de quitação de tributos.

LEIA TAMBÉM: 6 dicas para comprar um imóvel direto com o proprietário

Leia o contrato de compra e venda do imóvel novo

Nunca é demais lembrar que o contrato deve ser lido e analisado parte por parte, devemos ficar atentos aos juros, multas, fluxo de pagamentos para evitar pagar os famosos juros abusivos. Consulte qual o valor para pagamento, caso necessitar atrasar o valor da parcela.

Faça um planejamento financeiro

Ao longo do processo, podem aparecer despesas como ITBI, e também o custo de Escritura Definitiva de Compra e Venda, se não forem bem planejadas, essas despesas podem acabar comprometendo todo seu orçamento.

Não devemos nos esquecer também, das despesas com  a compra do mobiliário, despesas com  decoração, serviço de mudanças, etc. Tendo esse planejamento em mente, o novo proprietário consegue ter uma previsão melhor de como será seu planejamento.

Se o imóvel estiver em construção, não deixe de ir visitar a obra

Essa etapa da compra é imprescindível, é fundamental ter a preocupação de ir verificar o andamento da obra, para saber se a construtora está cumprindo com o combinado. Caso perceba alguma interrupção ou algum eventual atraso, comunique imediatamente a construtora.

Quando compramos um imóvel na planta, o cuidado é redobrado com relação à obra, pois as expectativas para que a mesma fique pronta são muitas. Lembre-se de consultar seus direitos, caso seja necessário verifique junto ao Procon.

Peça uma visita técnica de um engenheiro

Se possível, vá ao imóvel acompanhado de um engenheiro ou arquiteto de sua confiança, para quem comprou um imóvel na planta, a dica é verificar outras obras da construtora, dessa forma podemos analisar a qualidade dos materiais utilizados, e também podemos checar o profissionalismo dos funcionários.

Se ainda está em dúvidas com relação ao processo, ou a documentação também recomendamos consultar um advogado especialista, para lhe esclarecer os pontos relacionados à documentação e a legislação.

LEIA TAMBÉM: Modelo de minuta de compra e venda de imóvel

A importância do Registro de Compra e Venda

Apenas no estado de São Paulo, para obter um documento como este o proprietário deve desembolsar cerca de 30% do valor total do registro, para finalmente poder dizer que tem uma casa própria. Este documento é um dos mais importantes, pois prova que o proprietário realmente é o dono perante a lei.

Para usar o FGTS, consulte a documentação necessária

Além de analisar as certidões negativas, no site da Caixa Econômica Federal, podemos checar quais são as documentações necessárias para a liberação do FGTS.

No site da CEF, os clientes conseguem checar quais são as documentações exigidas para usar o FGTS para ajudar no pagamento do imóvel. O FGTS também pode ser utilizado para as seguintes finalidades:

  • Compra de imóveis em construção;
  • Liquidação de saldo devedor;
  • Pagar parte do valor das prestações.

Se você ainda tem um saldo que pode ser utilizado para estas finalidades, consulte com seu gerente, e faça um levantamento das documentações necessárias.

LEIA TAMBÉM: Você tem perfil de investidor de imóveis?

Conclusão

Quando temos cuidados ao comprar um imóvel novo as chances desse projeto dar certo são ainda maiores. Por isso, temos que ficar atentos à cada detalhe, na dúvida pesquise muito em sites de classificados, estes também podem ajudar em sua decisão.

Artigos Relacionados: