Esses 5 fatores aumentam o valor do seu imóvel ao longo do tempo

Esses 5 fatores aumentam o valor do seu imóvel ao longo do tempo
Foto: Freepik

Comprar um imóvel, seja para morar ou investir, exige mais do que apenas um olhar superficial. A escolha deve ser meticulosa e embasada em fatores que garantam a valorização do bem ao longo do tempo. Natasha Breda, especialista em mercado financeiro e imobiliário e CEO da Liará Imóveis, compartilha insights valiosos para ajudar na decisão de compra, destacando cinco características cruciais que podem influenciar positivamente a valorização de um imóvel.

1. Localização Estratégica

A localização é um dos fatores mais citados quando se trata de valorizar um imóvel. Não é apenas sobre estar em uma área consolidada, mas também sobre identificar bairros com potencial de crescimento.

Uma boa localização será sempre uma reserva de valor do patrimônio. Um bom exercício para se fazer quando pensamos em localização de imóveis é analisar o crescimento de uma cidade e verificar quais bairros estão ganhando mais estrutura, que locais possuem um potencial, e, assim, fazer um investimento que renderá mais ao longo do tempo”, explica Breda.

Bairros em expansão, com novos empreendimentos e melhoria na infraestrutura, tendem a valorizar mais rapidamente. Além disso, a proximidade com centros comerciais, escolas e áreas verdes também agrega valor.

VEJA TAMBÉM: A Transformação de um Apartamento na Barra da Tijuca

2. Redução da Poluição Sonora

A poluição sonora é um fator importantíssimo, especialmente em grandes centros urbanos. A qualidade de vida pode ser significativamente afetada pelo excesso de ruído.

“A questão da poluição sonora e visual influencia muito. Se um imóvel se encontra próximo a serviços essenciais, mas as principais janelas recebem muitos ruídos, perde-se um pouco do valor da localização. Assim, a unidade localizada no andar mais elevado, que já não recebe tanto barulho dos carros, ganha em valorização em relação às outras do mesmo edifício”, detalha Breda.

Investir em janelas com isolamento acústico pode ser uma solução eficaz para minimizar o ruído, contribuindo para a valorização do imóvel.

3. Acabamento e Sustentabilidade

Os acabamentos de um imóvel desempenham um papel significativo na percepção de valor e durabilidade. “Até pouco tempo atrás, os chamados green buildings eram tratados como uma qualificação premium, mas estão se integrando como uma característica que tende a se tornar padrão no ecossistema dos edifícios. O Banco Mundial está prevendo que os edifícios verdes serão uma das maiores oportunidades de investimento global ainda nesta década”, informa a CEO da Liará.

Materiais como cerâmicas geométricas e pisos de cortiça são exemplos de investimentos que podem agregar valor ao imóvel, devido à sua durabilidade e apelo estético.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas infalíveis para reduzir sua Conta de Luz

4. Infraestrutura Condominial Completa

A infraestrutura do condomínio pode ser um grande diferencial na valorização do imóvel. “Cada vez mais, os compradores estão buscando condomínios com lazer de clube. Como a mobilidade nos centros urbanos tem se tornado cada vez mais complicada, os condomínios clubes podem ser vistos como pequenas cidades bem estruturadas, oferecendo inúmeras opções de lazer e até comércio”, compartilha Breda.

Espaços de coworking, academias bem equipadas e áreas de lazer diferenciadas são exemplos de facilidades que podem tornar um condomínio mais atrativo.

5. Vagas e Infraestrutura para Carros Elétricos

Apesar das inovações no transporte urbano, a presença de vagas de estacionamento ainda é um fator determinante na valorização do imóvel. “Mesmo que não seja utilizada todos os dias, dadas as novas opções encontradas no mercado, muitas famílias consideram a vaga para carro como fator determinante na compra de um imóvel. Para o futuro, acreditamos que o ponto de recarga para carros elétricos também será fundamental nos prédios nos próximos anos, sendo que alguns já contam com este serviço desde já”, finaliza Natasha Breda.

Condomínios que já oferecem pontos de recarga para carros elétricos estão à frente na tendência de sustentabilidade e podem atrair um público mais consciente e disposto a investir.

Conclusão

Ao considerar essas cinco características — localização estratégica, redução da poluição sonora, acabamentos de qualidade e sustentáveis, infraestrutura condominial completa e vagas de estacionamento —, você estará mais preparado para fazer um investimento imobiliário inteligente e seguro. Seguir essas diretrizes pode garantir não apenas a valorização do seu imóvel, mas também uma experiência de moradia mais agradável e satisfatória.

Artigos Relacionados: