3 Vinhos para harmonizar com Frutos do Mar

3 Vinhos para harmonizar com Frutos do Mar
Foto: Polvo do Marcondes - Cozinha Autoral

Você já se pegou pensando em como impressionar seus amigos naquele jantar de frutos do mar, mas sem a menor ideia de como harmonizar os vinhos? É natural ficar perdido. Quando o assunto é vinhos, é fácil entrar no mundo das regras complexas e terminologias que só os entendidos parecem dominar. Mas, a verdade é que não precisa ser assim! Com algumas dicas certeiras, você pode elevar suas refeições a um nível digno de chef, e o melhor: sem fazer feio no quesito harmonização de vinhos e frutos do mar.

Com as temperaturas subindo e a temporada de praias se aproximando no Brasil, nada melhor do que um menu refrescante de frutos do mar acompanhados por vinhos que realçam o sabor e proporcionam uma experiência inesquecível. Para te ajudar nessa jornada deliciosa, o sommelier Luan Felix, do restaurante Marcondes Cozinha Autoral, em Curitiba, compartilhou dicas exclusivas para harmonizar peixes, camarões e polvos com diferentes tipos de vinhos. Sim, você vai se tornar um verdadeiro mestre da harmonização!

O Papel dos Vinhos Brancos (E Não Só Eles!)

A primeira coisa que você precisa saber é que os vinhos brancos são os queridinhos quando o assunto é frutos do mar. Por serem leves, frescos e com boa acidez, eles complementam os sabores sutis do peixe, camarão, polvo e até pratos mais complexos, como paellas e risotos de frutos do mar. No entanto, não se limite aos brancos! Existem outros tipos de vinhos que, de forma surpreendente, podem se tornar os melhores parceiros para seus pratos. Espumantes, vinhos rosés e até os menos conhecidos vinhos laranja são ótimas opções que valem ser experimentadas.

Luan Felix destaca: “Via de regra, os vinhos brancos são mais recomendados para harmonizar com frutos do mar. Mas opções como os vinhos laranja, espumantes e rosé também são indicadas.” Ou seja, a diversidade está a seu favor! Vamos conferir agora três sugestões incríveis que vão te deixar com água na boca.

VEJA TAMBÉM: Como Harmonizar Espumantes com Sorvetes?

1. Espumante Nature Rosé Lírica Crua: Brilho e Sabor na Taça

A primeira dica vem direto da Serra Gaúcha, com o Espumante Nature Rosé Lírica Crua. Este espumante é um verdadeiro espetáculo, misturando notas florais e minerais com pequenos frutos vermelhos. Seu charme vem do blend de Pinot Noir com Chardonnay e de um processo peculiar de amadurecimento de 12 meses, sem passar pela etapa de retirada das leveduras (o famoso Dégorgement). Isso dá à bebida uma textura única e uma cor rosa pálida que vai brilhar em qualquer mesa de jantar.

Felix explica: “É uma produção fantástica da vinícola Hermann, localizada na Serra Gaúcha, com um preço acessível.” E para harmonizar? Esse espumante é perfeito para acompanhar camarões empanados, bacalhau, paella valenciana e até polvo.

2. Backsberg Gravel Road Chenin Blanc: Leveza Sul-Africana

Se você gosta de vinhos refrescantes e delicados, o Backsberg Gravel Road Chenin Blanc é uma excelente escolha. Vindo diretamente da África do Sul, este vinho não só entrega notas intensas de pêssego maduro, melão e abacaxi, como também é um dos primeiros vinhos certificados como neutros em carbono — ponto extra para quem valoriza sustentabilidade! Sua cor amarela pálida já é um convite para saborear pratos frescos e leves.

Felix recomenda: “Tem textura aveludada, elegante, ideal para saborear com pratos refrescantes como saladas de camarões e carpaccio de polvo.” Então, se o seu plano é um almoço à beira-mar ou um jantar leve, este Chenin Blanc vai complementar perfeitamente o frescor dos frutos do mar.

SAIBA MAIS: Vinho do Porto: Um ícone do Mundo do Vinho com harmonizações surpreendentes

3. Georgian Sun June Sun: O Fascínio dos Vinhos Laranja

Agora, para quem quer sair do convencional e surpreender, o Georgian Sun June Sun, um vinho laranja, é a escolha certa. Para quem não conhece, os vinhos laranjas são feitos a partir de uvas brancas, mas com as cascas deixadas em contato durante a fermentação, o que confere a cor âmbar e uma estrutura de taninos que você geralmente só encontra em vinhos tintos.

De acordo com Felix: “É delicioso, tem aroma de pêssego e ameixa em compota, com toques terrosos e de mel. Os taninos finos e a acidez equilibrada fazem dele um excelente par para peixes com legumes, socarrat de polvo e frutos do mar em geral com temperos orientais.” Então, se você gosta de sabores mais complexos e quer dar um toque de ousadia ao seu prato, o Georgian Sun June Sun é a pedida certa.

Dicas Extras para Harmonizar Vinhos e Frutos do Mar

Para além dessas três opções incríveis, algumas dicas práticas podem ajudar você a fazer a escolha certa quando estiver em frente à prateleira de vinhos (ou ao menu do restaurante). Aqui estão algumas regrinhas de ouro que vão facilitar sua vida na hora de harmonizar:

1. Vinhos com Acidez Elevada

Frutos do mar, como camarões e peixes, tendem a ter sabores delicados, por isso os vinhos com boa acidez são grandes aliados. Eles ajudam a cortar a gordura (como no caso de pratos empanados) e realçam os sabores. Um Sauvignon Blanc, por exemplo, é sempre uma aposta certeira.

2. Textura Importa!

Se você estiver servindo um prato mais cremoso, como um risoto de frutos do mar, procure vinhos com uma textura mais rica, como um Chardonnay com barrica. Eles criam um equilíbrio interessante com a untuosidade do prato.

3. Evite Vinhos Muito Tânicos

Taninos são compostos que deixam aquela sensação de secura na boca, típicos dos vinhos tintos mais encorpados. Em geral, eles não combinam muito bem com frutos do mar, já que podem sobrecarregar o paladar e mascarar os sabores mais sutis dos pratos.

Conclusão: Uma Harmonização para Chamar de Sua

Harmonizar vinhos com frutos do mar não precisa ser uma ciência complicada, e você não precisa de um diploma em enologia para acertar. Com essas dicas e os vinhos sugeridos pelo sommelier Luan Felix, você pode facilmente transformar qualquer refeição em uma experiência sensorial incrível. O segredo está em buscar vinhos que complementem os sabores e a textura dos pratos, sem sobrecarregar o paladar.

Então, da próxima vez que o clima esquentar e a temporada de frutos do mar chegar, você já sabe o que fazer. Pegue uma taça, sirva-se de um bom vinho e aproveite a combinação perfeita de sabores!

Artigos Relacionados: