Você já imaginou ter um espaço em sua casa dedicado à sua espiritualidade, um lugar onde você pode se reconectar consigo mesmo e encontrar paz interior? A arquiteta Cristiane Schiavoni, com sua vasta experiência em projetos de arquitetura de interiores, compartilha conosco como é possível incorporar esses cantinhos especiais em nosso lar, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para a prática da fé e meditação.
Entendendo o desejo do cliente
Ao iniciar um projeto de arquitetura de interiores, muitas vezes os clientes não se sentem à vontade para expressar o desejo de incluir um espaço dedicado à sua religiosidade. No entanto, à medida que a relação de confiança se desenvolve entre o arquiteto e o cliente, é possível explorar essas necessidades de forma mais aberta e construtiva.
LEIA TAMBÉM: O poder da espiritualidade no Design de Interiores
Construindo juntos espaços significativos
Cristiane Schiavoni relata que, mesmo que inicialmente os clientes sejam reservados quanto a esse aspecto, à medida que a relação evolui, surge naturalmente a oportunidade de discutir e integrar esses espaços especiais em seus projetos. Esses cantinhos podem ser incorporados de maneira discreta ou mais evidente, dependendo das preferências e necessidades de cada cliente.
O projeto acompanha a exteriorização da fé
A localização e o estilo desses espaços de espiritualidade podem variar de acordo com as preferências individuais de cada cliente. Alguns podem preferir um ambiente mais reservado e propício à meditação, enquanto outros optam por espaços mais integrados ao ambiente social da casa.
Incorporando diferentes tradições religiosas
Para atender às necessidades específicas de cada cliente, Cristiane Schiavoni destaca a importância de compreender as práticas e tradições religiosas envolvidas. Seja para criar um oratório católico no quarto do casal ou um altar budista em um corredor, é essencial adaptar o projeto de acordo com as crenças e rituais de cada indivíduo.
Bônus: luzes adequadas
Além da estrutura e do design do espaço, a iluminação desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor e tranquilo. Cristiane Schiavoni recomenda o uso de luminárias e lâmpadas com temperatura de cor branco quente, luzes indiretas e peças com cúpulas, que contribuem para o bem-estar e a serenidade do ambiente.
Ao integrar esses elementos em seus projetos de arquitetura de interiores, Cristiane Schiavoni demonstra como é possível criar espaços que não apenas atendem às necessidades estéticas e funcionais de seus clientes, mas também proporcionam um ambiente propício para a prática da espiritualidade e meditação, promovendo o bem-estar e a harmonia em seus lares.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni