Saiba como inserir as plantas em cada tipo de ambiente

Saiba como inserir as plantas em cada tipo de ambiente
Foto:

A primavera traz consigo uma explosão de cores e vida, e uma maneira fantástica de incorporar essa energia em nossos espaços residenciais e corporativos é por meio das plantas. A paisagista experiente, Andréa Vianna, compartilha dicas valiosas para tornar isso uma realidade. A escolha cuidadosa das plantas adequadas para cada ambiente interno, levando em consideração a iluminação disponível, é o primeiro passo para o sucesso desse empreendimento verde.

A proximidade das plantas com as janelas faz toda a diferença. Quanto mais luz, mais opções de espécies e maior a chance de sucesso no cultivo”, explica a especialista. Mesmo em locais com menos luz, é possível criar um oásis verde, embora as opções de espécies sejam um pouco mais limitadas.

Outro fator crucial é a escolha de vasos proporcionais ao crescimento das plantas, garantindo um desenvolvimento saudável. Além disso, a paisagista destaca a importância da drenagem adequada, do substrato correto (ela recomenda os compostos) e da adubação regular para manter a exuberância das verdinhas ao longo do ano.

LEIA TAMBÉM: Primavera: transformando espaços com cores e flores

Seguindo essas dicas, é possível criar um jardim interno cheio de vida, tornando seus espaços mais belos e promovendo o bem-estar de todos que os frequentam. Para inspirar você, selecionamos seis projetos incríveis que exploram as plantas nos mais diversos ambientes, desde a sala até o escritório. Confira:

Plantas na Sala

Nesta sala, as plantas – dois clássicos dos ambientes internos, o Bambu da Sorte e o Pau D’água – foram estrategicamente posicionadas nos cantos do ambiente, próximas às janelas. Isso garante a claridade necessária para o pleno desenvolvimento das espécies. Além do toque de verde natural, a arquiteta Amanda Mello apostou em um tapete colorido da Botteh Handmade Rugs para trazer ainda mais vida ao espaço social.

Projeto assinado pela arquiteta Amanda Mello com tapete Botteh Handmade Rugs l Foto: Celso Pilati.
Projeto assinado pela arquiteta Amanda Mello com tapete Botteh Handmade Rugs l Foto: Celso Pilati.

Cozinha

Esta residência foi projetada para se integrar ao exuberante bosque que a circunda. Além das soluções arquitetônicas que criam a sensação de que o verde externo faz parte da própria casa, o arquiteto Luiz Volpato optou por incluir as plantas dentro dos ambientes. O interessante é que ao preencherem a cozinha – que conta com vasos de samambaia e filodendro – elas se integram à paisagem de fundo, tornando a vista ainda mais encantadora.

LEIA TAMBÉM: Segredos de Arquitetas para piscinas perfeitas

Projeto assinado pelo arquiteto Luiz Volpato l Foto: Eduardo Macarios
Projeto assinado pelo arquiteto Luiz Volpato l Foto: Eduardo Macarios

Plantas no Quarto

A arquiteta Larissa Loh desenhou os móveis sob medida, que foram executados pela Gava Ambientes Completos, considerando a funcionalidade e a estética deste quarto. As estantes foram adornadas não somente com objetos de decoração, mas também com plantas. As espécies escolhidas são ideais para o espaço íntimo. Segundo um estudo da NASA, as heras são purificadoras de ar. Já de acordo com a aromaterapia, o perfume dos lírios tem a função terapêutica de acalmar, harmonizar e revigorar – sensações perfeitas para o local de descanso.

Projeto assinado pela arquiteta Larissa Loh com móveis sob medida da Gava Ambientes Completos l Foto: Eduardo Macarios.
Projeto assinado pela arquiteta Larissa Loh com móveis sob medida da Gava Ambientes Completos l Foto: Eduardo Macarios.

Escritório

Neste escritório, a vista para a área verde ganha protagonismo. Diante da paisagem, o tom industrial do projeto confere uma estética mais sóbria, moderna e sofisticada ao espaço corporativo. Para proporcionar mais conforto visual ao ambiente predominantemente cinza, Alessandra Gandolfi aposta em um painel de madeira no teto. As plantas, colocadas pela arquiteta sobre a mesa e na estante, funcionam como um ponto de cor que promove aconchego no local de trabalho.

LEIA TAMBÉM: Feng Shui: 5 Dicas para preparar sua casa para abundância

Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi l Foto: Eduardo Macarios.
Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi l Foto: Eduardo Macarios.

Jardim Vertical

O jardim vertical se tornou o queridinho dos apaixonados por plantas! Nesta sala, Cristina da Luz cria uma composição única. A designer combina diversas folhagens com o MDF da Sudati, tirando proveito do amplo pé direito duplo. Como resultado, um espaço para os moradores desfrutarem de momentos de conexão, apreciando a beleza das plantas e a sofisticação do projeto.

Projeto assinado pela designer Cristina da Luz com MDF da Sudati l Foto: Yuri Panichi.
Projeto assinado pela designer Cristina da Luz com MDF da Sudati l Foto: Yuri Panichi.

Jardim Horizontal

O jardim horizontal também é uma opção! Neste projeto assinado por Debora Aguiar, os 100 m² são permeados por plantas. Todas as laterais do “Green Lounge”, um amplo espaço integrado, recebem toques de verde. A arquiteta preza pela naturalidade também nas texturas, como a pedra natural. A lareira em mármore da NPK Mármores, combinada ao jardim horizontal, arremata a proposta de organicidade com uma imponência ímpar.

Projeto assinado por Debora Aguiar l Foto: Marco Antônio.
Projeto assinado por Debora Aguiar l Foto: Marco Antônio.

A inserção das plantas em diferentes ambientes demonstra como elas podem transformar e revitalizar qualquer espaço. O cuidado na escolha das espécies e na manutenção adequada é fundamental para garantir que esses elementos verdes prosperem em seus interiores. Portanto, aproveite as dicas da paisagista Andréa Vianna e inspire-se nos projetos mencionados para trazer a beleza natural das plantas para sua vida cotidiana.

Artigos Relacionados: