A crescente oferta de soluções financeiras para a instalação de sistemas de geração própria de energia solar tem impulsionado significativamente a adoção da tecnologia fotovoltaica em residências, empresas e propriedades rurais. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), esse modelo já atraiu mais de R$ 113,8 bilhões em investimentos privados para o Brasil, sendo uma parcela considerável viabilizada através de linhas de crédito.
LEIA TAMBÉM: Motobomba para piscinas impulsionada por Energia Solar
Desafios e Oportunidades: O Papel das Distribuidoras de Energia
Apesar dos avanços, a plena expansão da tecnologia fotovoltaica tem enfrentado obstáculos impostos pelas distribuidoras de energia elétrica. Nos últimos meses, mais de 3,1 mil pedidos de conexão foram cancelados ou suspensos, resultando em aproximadamente 1 gigawatt de sistemas solares represados no Brasil. A ABSOLAR estima um prejuízo que ultrapassa os R$ 3 bilhões devido a essas restrições. Ainda assim, mais de 100 opções de financiamento estão disponíveis para consumidores, abrangendo bancos públicos, privados, fintechs e cooperativas de crédito, democratizando o acesso à tecnologia em todas as camadas da sociedade.
LEIA TAMBÉM: Cresce procura por casas com 4 dormitórios
Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: potencial e impacto Socioambiental
Atualmente, a capacidade instalada de geração de energia solar por meio de telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil atinge aproximadamente 22,5 gigawatts (GW), beneficiando mais de 2,9 milhões de unidades consumidoras, distribuídas entre 5.529 municípios e todos os estados do país. Esse avanço não apenas gera benefícios financeiros para os consumidores, mas também contribui para a preservação ambiental e a valorização dos imóveis.
Perspectivas da Indústria: Financiamento como Facilitador da Transição Energética
Para Carolina Reis, diretora da fintech Meu Financiamento Solar, os painéis solares representam uma solução eficaz e acessível para transformar a forma como a energia é produzida em residências, empresas e condomínios. Ela destaca a crescente disponibilidade de crédito para o financiamento de projetos fotovoltaicos, que elimina a necessidade de recursos próprios para a instalação dos painéis solares.
LEIA TAMBÉM: Vantagens de investir em imóveis em condomínios fechados
Por outro lado, Nuno Verças, CEO da fintech Sol Agora, ressalta o papel da energia solar na vanguarda da transição energética, oferecendo geração limpa e independente de combustíveis fósseis. Ele enfatiza que, com o apoio de modelos de financiamento, o Brasil está experimentando a popularização do acesso à energia solar em residências, comércios, indústrias e no agronegócio.
SOBRE A ABSOLAR
Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.