4 Pontos a considerar antes de comprar uma Casa na Praia ou no Campo

4 Pontos a considerar antes de comprar uma Casa na Praia ou no Campo
Foto:

Sonhar com uma residência para momentos de lazer em destinos paradisíacos como o campo ou a praia é uma aspiração compartilhada por muitos. De acordo com a Brain Inteligência Estratégica, a intenção de adquirir imóveis nos próximos dois anos alcançou 39%, indicando um crescimento promissor do mercado. Em paralelo, um estudo conduzido pela ABRAINC revelou que cerca de 63% dos compradores buscam propriedades com opções de entretenimento, refletindo a diversificação de usos e significados atribuídos às residências.

Em busca de Equilíbrio Financeiro

Em um cenário onde o planejamento financeiro ganha destaque, investir em uma segunda residência ainda é um objetivo primordial, especialmente entre os jovens investidores no mercado de capitais, conforme a Anbima. Nesse contexto, os modelos de aquisição compartilhada têm despertado interesse, sobretudo para propriedades de lazer.

LEIA TAMBÉM: 6 cuidados ao escolher uma Casa de Temporada

Especialista da MyDoor Oferece Orientações

Roberto Pinheiro, CEO da MyDoor, com mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário, compartilha valiosas dicas para potenciais compradores de imóveis em destinos de lazer, destacando os benefícios do modelo compartilhado.

1. Planejamento: O Segredo do Sucesso

Na fase inicial, é crucial elaborar um plano financeiro para determinar previamente o tipo de propriedade e sua localização desejada. A digitalização do mercado imobiliário possibilitou que tecnologias agilizassem e aprimorassem a busca, como as redes sociais, que facilitam a oferta de imóveis e a conexão entre compradores e vendedores, além de recursos para realizar tours virtuais em 360º, eliminando a necessidade de sair de casa, entre outras vantagens. Com essas ferramentas, os clientes conseguem planejar e analisar ofertas e oportunidades à distância.

Através da MyDoor, o comprador pode dividir os custos de aquisição e as despesas mensais entre 2 e 8 sócios, o que reduz os gastos e simplifica o planejamento financeiro.

2. Considerações sobre a burocracia

Após definir o que está sendo procurado, é necessário estar ciente da documentação exigida, especialmente se o imóvel for usado. Registro, escritura pública, contratos, matrícula atualizada, certidão negativa de IPTU e ônus reais, “habite-se” e promessa de compra e venda assinada são essenciais, mas outros documentos podem ser necessários dependendo da situação do imóvel. Neste momento, contar com a assistência de terceiros ou empresas especializadas que compreendam esses processos é fundamental para o sucesso da compra e para garantir menos complicações.

Na MyDoor, por exemplo, nós cuidamos de toda parte burocrática para que a compra da segunda residência seja a mais fácil e rápida possível. Pensamos sempre em soluções que tragam menos gastos, mais conforto e menos dor de cabeça para nossos clientes”, afirma o CEO.

3. Preparação para possíveis reformas

Casas e apartamentos que necessitam de reforma geralmente são oferecidos a preços mais atrativos, mas alguns problemas podem resultar em prejuízo ao invés de um espaço de lazer ou um ativo lucrativo. Estado de conservação, infraestrutura hidráulica e elétrica, pintura, condição de portas e janelas, avaliação do piso e até mesmo a localização, que pode afetar os custos de manutenção, são alguns aspectos que precisam ser considerados.

“Nossas casas são todas reformadas, mobiliadas e equipadas, com projetos realizados por arquitetos parceiros ou incorporadoras prestigiadas. Já a manutenção é toda gerenciada pela MyDoor. Quando essa manutenção é de rotina e não devido ao mau uso, ela já faz parte das despesas da casa. Nesse caso, facilitamos toda a gestão da residência oferecendo mais comodidade aos frequentadores”, completa Roberto.

4. Despesas com a manutenção da casa na praia ou campo

De acordo com um levantamento realizado pela MyDoor, uma casa de alto padrão na praia, como na Praia do Forte, com 6 suítes e espaços de lazer como piscina, sauna, churrasqueira gourmet e hidromassagem, pode gerar um gasto anual acima de R$ 100.000,00, incluindo manutenção, seguro, serviços, IPTU, condomínio e outras taxas. Neste momento, as opções de aquisição compartilhada podem ser uma alternativa para aqueles que desejam uma casa de luxo, mas sabem que não conseguirão utilizá-la o ano todo. Com esse modelo, os consumidores podem economizar compartilhando as despesas mensais, mantendo a mesma qualidade, estrutura e conforto, além de ter alguns serviços inclusos, como concierge, limpeza, manutenção e experiências personalizadas.

No modelo da MyDoor, os sócios podem gastar 4x menos e sem dor de cabeça, já que as despesas são rateadas entre todos e a equipe de manutenção é disponibilizada pela empresa. Com isso, tomamos conta da qualidade do serviço para, assim, entregar as melhores experiências aos frequentadores com mais bem-estar, menos gastos e menos dor de cabeça”, finaliza o CEO.

Conclusão

Adquirir uma casa na praia ou no campo é um investimento emocionante, mas que requer cuidadosa consideração. Ao seguir esses quatro pontos cruciais e explorar opções como a aquisição compartilhada oferecida pela MyDoor, os compradores podem realizar seu sonho de possuir uma segunda residência, sem as dores de cabeça tradicionalmente associadas à compra de imóveis.

Foto de Capa: Freepik/marymarkevich

Artigos Relacionados: