150 anos da Imigração Italiana é comemorada por Embaixada do Brasil em Roma

150 anos da Imigração Italiana é comemorada por Embaixada do Brasil em Roma
Foto:

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Palácio Pamphilj, em Roma, será palco de uma celebração histórica: o sesquicentenário da imigração italiana ao Brasil.

Neste evento marcante, a Embaixada brasileira na Itália está organizando uma série de atividades que prometem reunir autoridades, empresários, jornalistas e representantes da sociedade e do mundo acadêmico e cultural de ambos os países. Estes encontros não apenas recordarão a união entre os dois povos, mas também buscarão promover um novo capítulo no relacionamento bilateral, destacando a riqueza da diáspora italiana na formação da identidade brasileira.

Palestra sobre a Influência da Imigração Italiana nos Hábitos Alimentares Brasileiros

No dia 20 de fevereiro, o Instituto Guimarães Rosa – Roma (IGR-Roma) e a Accademia Italiana della Cucina estarão realizando uma palestra de destaque: “A Importância da Imigração Italiana nos Hábitos Alimentares dos Brasileiros”. Este evento contará com a presença de Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo, e do renomado jornalista brasileiro J. A. Dias Lopes, autor do livro “Oriundi – História e Receitas da Cozinha Ítalo-Brasileira de São Paulo”. Será uma oportunidade única para explorar como a gastronomia italiana deixou sua marca na culinária brasileira e como essa influência continua viva até os dias de hoje.

LEIA TAMBÉM: Descubra as melhores cervejarias de Nova York

150 anos da Imigração Italiana é comemorada por Embaixada do Brasil em Roma
Livro: Oriundi – História e Receitas da Cozinha Ítalo-Brasileira de São Paulo

A diáspora italiana assentou precioso legado nas artes, na cultura, na economia e constitui componente vibrante na formação do povo e da identidade brasileiros. O ‘Dia Nacional do Imigrante Italiano’, celebrado no Brasil em 21 de fevereiro, remonta à expedição de Pietro Tabacchi, que atracou com o navio La Sofia nessa data, em 1874, no estado do Espírito Santo, com 380 famílias, marcando simbolicamente o início do processo de imigração italiana”, destaca o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca.

Jantar do Sesquicentenário

No dia 21 de fevereiro, o ponto alto das comemorações será o jantar do sesquicentenário, que acontecerá na sala Palestrina. Este evento exclusivo contará com a participação de chefs italianos renomados que trabalham em São Paulo, como Antonio Maiolica (Temperani Cucina) e Pasquale Mancini (Terraço Itália), além dos talentosos chefs brasileiros Bruno Rappel e Wagner Porto Almeida, responsáveis pela cozinha da Embaixada do Brasil em Roma. O jantar promete uma experiência gastronômica única, com receitas ítalo-brasileiras especialmente preparadas para a ocasião, celebrando a fusão de sabores e tradições dos dois países.

Encerramento da Semana de Celebração

Para fechar com chave de ouro esta semana memorável, no dia 22 de fevereiro, a delegação de São Paulo da Accademia Italiana della Cucina se unirá à delegação de Roma Aurelia para um jantar especial no tradicional restaurante romano, Osteria Palmira, sob a direção do chef Claudio Rocchi. Este encontro culinário promete reunir o melhor da cozinha ítalo-brasileira em um ambiente acolhedor e cheio de história, celebrando não apenas a rica herança gastronômica compartilhada, mas também os laços de amizade entre as duas cidades.

Artigos Relacionados: